Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza aula inaugural dos programas interinstitucionais de mestrado e doutorado
Unemat realiza aula inaugural dos programas interinstitucionais de mestrado e doutorado
09/03/2006 14:48:37
por Coordenadoria de Comunicação Social

Uma aula sobre o desenvolvimento da pós-graduação no Estado de Mato Grosso abriu oficialmente as atividades dos cursos de Stricto Sensu em nível de doutorado e mestrado ofertados na Universidade do Estado de Mato Grosso ( Unemat) em Cáceres.

Os cursos desenvolvidos por meio de convênio interinstitucional entre a Universidade, Fundo de Amparo à Pesquisa em Estado de Mato Grosso (Fapemat) e universidades proponentes possibilitam a qualificação de 75 pessoas entre docentes da Unemat e outras instituições de ensino; técnicos do governo e comunidade em geral .

Na aula inaugural ministrada pelo presidente da Fapemat, Antonio Camacho, o reitor da Unemat, Taisir Karim, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação(Prppg), Laudemir Zart , representantes das universidades proponentes, coordenadores locais da cooperação e demais autoridades acadêmicas apresentaram a comunidade cacerense os programas scritus senso bem como seus alunos.

Na cerimônia, o reitor da Unemat ressaltou a importância da parceria entre a Instituição e Fapemat.” O que se destaca é o novo sistema de parceria. Esses cursos foram desenhados para garantir a oportunidade de qualificação não somente aos docentes da Unemat , mas também a professores de outras instituições e demais profissionais do estado”.

Aspecto que também foi ressaltado pelo presidente da Fapemat Antonio Camacho que revelou a disposição do Estado em estar propondo novas oportunidades de qualificação por meio de novas cooperações . “O governo do estado vem investido maciçamente na abertura de cursos de mestrados e doutorados. Isso é fundamental para qualificação de recursos humanos”.

O pró-reitor Laudemir Zart destacou a importância dessas ações e seus reflexos para a consolidação da pesquisa na Instituição. “A iniciativa que estamos comemorando hoje é um passo significativo para conquistarmos novos mestrados e doutorados na Instituição. É também uma ação que não vai se refletir apenas na pós-graduação, mas na consolidação da pesquisa”, revelou Zart.

Doutorado

O curso de Doutorado em Ecologia e Recursos Ambientais é formado por 25 alunos. Desses 14 são da Unemat. É concretizado a partir de convênio entre Unemat, Fapemat , Universidade Federal de São Carlos(UFSC) E Fundação. “ O curso é uma oportunidade de aumentar o número de doutores aqui no Pantanal e também na Amazônia”

Mestrado

Ofertado pela Universidade Estadual de Campinas( Unicamp) pelo convênio interinstitucional com a Unemat e Fapemat ,o Mestrado Profissional em Matemática é o primeiro a ser desenvolvido no país a partir de uma proposta profissionalizante.

O programa está qualificando 40 mestrandos entre representantes do quadro docente da Instituição e comunidade em geral e tem como proposta ofertar a qualificação tanto para professores de Matemática quanto de outros cursos que necessitam do profissional com essas especificidades.

O programa recebe o apoio da Sociedade Brasileira da Matemática(SBM)

Elaine Tortorelli

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada